top of page

Jardim de Barro em Permacultura

Clay garden in Permaculture

Este jardim foi criado durante o primeiro PDC (Permaculture Design Course), pelo formador Hélder Valente (New School Permaculture) na Quinta da Coutada, em Coja, por Henrique Bastos, que nos deixou a semente em forma de horta em espiral. Após este incentivo, decidimos criar um jardim em Permacultura, para testar os conhecimentos aprendidos durante este período de aprendizagem. No segundo PDC, demos avanço à obra e utilizámos o barro do terreno, tijolos, estacas das podas das oliveiras e rede de galinheiro, para criar os nossos canteiros. Desta forma, criámos diferentes tipos de mistura com o barro para fazer o Cob (argila + areia + palha) e deixámos os canteiros sob a erosão e condições naturais para observar o seu comportamento ao longo dos anos. Neste momento já temos plantas que brotam do próprio barro, a manutenção tem sido fácil e os resultados de produtividade e saúde das plantas, excelente.

Mandala de Fogo - Parte central - Fogueira/Mesa/Barbecue

Fire Mandala - Central Fire/Table/Barbeque

Esta obra é dedicada ao Sol e ao Fogo, o centro da fogueira está alinhado com a palmeira e com o topo do cume do monte da Serra do Açor na paisagem sobre Coja. Primeiro com a marcação de estacas, a fogueira representa o local de união de todo o projeto, para suportar fogos grandes que acolham grupos de pessoas em conforto em todas as estações do ano. Utilizámos a terra do local e cavámos um lago, e também o xisto e as pedras para a parte exterior.

Mandala de Fogo - Iniciação dos Tronos em Argila e Xisto

Fire Mandala - Starting the Cob and Shale Thrones

Na continuação do projeto, passamos para a 2a fase; a introdução de grandes bancos em terra, virados para o centro fazendo o círculo mediano da Mandala, criando o segundo lago com as escavações e introduzindo mais um grupo de voluntários no processo de aprendizagem. Os bancos foram moldados hà mão, partilhando a pasta de ouro com as vespas e abelhas, e criando a simetria necessária para o efeito final com as marcações no terreno. Foram impermeabilizados no final para manter a consistência e durabilidade.

Mandala de Fogo - Workcamp de construção dos tronos em cordwood

Fire Mandala - Workcamp of throne cordwood construction

Este Workcamp teve como objectivo, para além do networking e partilha de conhecimento entre todos, acabar a construção já iniciada da Mandala de Fogo (fogueira grande no centro de 5 tronos em círculo). Esta construção natural utiliza as técnicas em pedra, cob (argila +areia+palha) cordwood e xisto, que iremos aprender em conjunto. A Mandala de Fogo irá ser uma zona de convívio, churrasco, meditação e apreciação da bela paisagem da Serra do Açor. Após esta fase, iremos deixar os materiais expostos à erosão natural para estudar o seu comportamento ao longo de 2, 3, 4 e 5 anos e perceber o potencial do barro local. Á medida do tempo vamos rebocando os bancos um a um, finalizando aos poucos a Mandala de Fogo.

bottom of page